Nairzinha lança livro na FJFC

O lançamento de Casa de Vó (primeiro livro infantil da autora) ocorreu na tarde desta quarta-feira, 26 de outubro, na sede da Fundação João Fernandes da Cunha, na Praça do Campo Grande. Leia, abaixo, o discurso da Sra. Zenaide Sento-Sé Fernandes da Cunha Almeida, vice-presidente da instituição. Para ver fotos o evento, clique em FOTOS na aba superior do site

A Fundação João Fernandes da Cunha e a Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris (ALAMS), aqui representada pela Presidente, Ângela Maria Forte Araújo e Acadêmicos sentem-se profundamente honradas em estar apoiando a confreira NAIRZINHA SPINELLI no lançamento do seu 1º Livro de Literatura Infantil “Casa de Vó”, ricamente ilustrado por Karine Elise, conhecida como Kuy e produzido pela Guaxe Produções.

Nairzinha, também chamada de Vovó Naná tem quase 50 anos de trabalho. Ela compartilhará seu conhecimento sobre estórias contadas e brincadeiras populares, inserindo as crianças historicamente na brincadeira tradicional. Ela gosta de afirmar que foi uma neta feliz e hoje é uma Vó que brinca.

Nessa oportunidade, a Fundação João Fernandes da Cunha, quer registrar que no mês de outubro, e, todo o Brasil, é comemorada, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, evento instituído pelo Decreto nº 84631, de 9 de abril de 1980. E que o dia 29 de outubro é festejado como o dia Nacional do Livro, que tem como objetivo promover o gosto pela leitura; difundir o livro e divulgar o papel das bibliotecas como instrumentos de democratização, permitindo o acesso ao conhecimento e a informação imprescindíveis ao exercício pleno da cidadania;

Promover o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais contribuindo para a construção dos saberes e ampliando o conhecimento da herança cultural brasileira; Incentivar a comunidade para utilização da biblioteca; Orientar a comunidade para a preservação do acervo das bibliotecas.

Tais objetivos coincidem com os objetivos desta casa na visão do professor e instituidor desta Fundação, João Fernandes da Cunha, bem clara, numa de suas mensagens: “Educação e Cultura, constituem, no nosso entendimento, a mais importante promoção humana. Tanto mais conhecimento tenha o indivíduo, melhor qualidade de vida e de mais cidadania poderá ele desfrutar”.

Os livros são importantes tanto culturalmente quanto para a formação de uma pessoa como cidadã. É na biblioteca, em meio aos livros e demais recursos áudio visuais que um mundo diferente e transformador são revelados não só para as crianças, como para adolescentes e adultos.

Ler é comunicar-se,

Sonhar,

Imaginar,

Entreter-se,

Aprender, conhecer...

Desenvolve o vocabulário,

A compreensão e

O pensamento crítico...

A Fundação João Fernandes da Cunha e a Academia de Letras de Artes Mater Salvatoris agradecem a prestigiosa presença de todos que aqui se encontram e, de forma particular, a confreira e escritora Nairzinha Spinelli que atendeu ao nosso convite; ao produtor Bruno Cássio e, muito carinhosamente agradecer ao Bibliotecário Marcelo de Jesus Santos e a auxiliar de biblioteca Nayane Najla de Jesus Menezes, que não mediram esforços para trazer a Creche Escola Carinha de Anjo, do bairro de São Caetano. Nosso agradecimento a Diretora Catiane de Miranda Teixeira e à professora Andressa Freitas Sousa.

Clique aqui e veja fotos na galeria de imagens deste site

Clique aqui e veja o vídeo no YouTube

Clique e veja mais um vídeo no YouTube

Clique e veja outro vídeo no YouTube